Nomeado Diretor de Sistemas de Informação do Grupo Elior após a integração da Derichebourg Multiservices, Eric Cuziat é responsável por conduzir a estratégia de TI do Grupo na França e internacionalmente.
Qual é o seu papel dentro do Grupo Elior?
Assumi a direção dos sistemas de informação do Grupo Elior há vários meses. Neste cargo, tenho um duplo papel. Por um lado, sou responsável por manter e evoluir todas as funções "soberanas" do grupo, ou seja, tudo relacionado a arquiteturas técnicas e de software, infraestruturas, cibersegurança, etc.; manter as funções e temas que, mesmo parcialmente, sejam compartilhados; desenvolver a expertise interna e disponibilizá-la para todos os departamentos de TI do Grupo. Por outro lado, garantir um papel de coordenação nos diferentes países em que estamos presentes.
Especificamente, como isso será refletido?
Desejo aumentar a colaboração entre os departamentos de TI, permitir que cada um deles desenvolva suas atividades além de suas fronteiras e lhes transmitir mais "liderança". Existem excelentes iniciativas em cada um deles e quero que os outros se beneficiem delas. Por exemplo, fiquei impressionado com as iniciativas tomadas em um país na gestão de dados e quero que esse país seja um motor nesse assunto para os outros. O mesmo vale para IA, digitalização, etc. Também vejo nos diferentes departamentos de TI orientações, competências e culturas muito complementares que podem beneficiar a todos: um senso de expertise técnica na França e na Espanha, abordagens muito racionais na Itália, uma forte orientação à experiência do cliente no Reino Unido e nos EUA. Ao reunir tudo isso e liberar o espírito de iniciativa, só nos tornaremos mais fortes!
Como a digitalização pode contribuir para o desenvolvimento da empresa?
Estamos em um ambiente em plena transformação e, embora sejamos excelentes em nossos trabalhos, também devemos acompanhar a evolução das expectativas de nossos clientes e seus funcionários. Precisamos estar mais próximos, oferecer uma evolução mais pessoal e menos intrusiva. Devemos ouvir a todos, ser proativos e capazes de evoluir, acompanhar a mudança.
Estou pensando particularmente em um cliente no setor de restauração que nos pediu expressamente para implementar o click & collect, embora nossos convidados não tenham expressado essa necessidade e apenas queiram um lugar onde possam relaxar e interagir. Embora devamos respeitar a solicitação do cliente, também precisamos atender às necessidades dos consumidores finais, encontrar maneiras de melhorar e apoiar a todos para que todos se beneficiem. É aí que o digital entra em cena. Ser capaz de coletar dados, analisar o uso, medir a satisfação do cliente, hábitos de consumo e de frequência, transformar a experiência do usuário por meio de pequenas iniciativas em vez de mudar completamente o processo.
Quais são os próximos desafios que suas equipes terão que enfrentar?
Nosso funcionamento e método evoluíram. A estrutura gerencial pretende ser mais ágil, mais responsiva e mais do que nunca próxima do terreno. Como você deve ter entendido, meu maior desejo é liberar as iniciativas, manter e desenvolver um espírito de equipe... Esse talvez seja nosso primeiro desafio. Aprender uns com os outros, progredir juntos... Aumentar a propriedade e fortalecer as competências internas. Também devemos, e acima de tudo, atender às expectativas de nossos clientes. As perspectivas são fascinantes. Já existem numerosos projetos em andamento que visam reforçar a complementaridade das ofertas da Elior e da Derichebourg Multiservices. Os temas são numerosos e empolgantes, e posso contar com equipes comprometidas, apaixonadas e dedicadas a oferecer soluções orientadas para o futuro.